Meio Ambiente São Sebastião - SP

Prefeitura de São Sebastião implanta ecobarreira fixa no córrego Mãe Isabel

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (SEMAM) e Serviços Públicos (SESEP) iniciou a implantação de ecobarreira f...

20/12/2024 17h10
Por: Redação Litoral Fonte: Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP
Foto: Reprodução/Prefeitura de São Sebastião - SP

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (SEMAM) e Serviços Públicos (SESEP) iniciou a implantação de ecobarreira fixa no córrego Mãe Isabel, no bairro Topolândia, na região central.

O material é constituído por pontaletes e arame reforçado, com três metros e meio de comprimento por 1,60 de altura. De a cordo comSilvio Peres, chefe de divisão da SEMAM, a nova estrutura tem mais eficiência na contenção dos resíduos.

“A ecobarreira anterior sofria muitos danos devido à oscilação de maré e, com isso, acabava passando muitos resíduos, não contendo todo volume vindo do córrego”.

Ainda conforme ele, a estrutura anterior também sofria com atos de vandalismo por parte da comunidade. “Esse material é muito mais eficaz do ponto de vista ambiental e de segurança”, explicou.

As ações para implantar a nova ecobarreira tiveram início em outubro quando representantes das secretarias do Meio Ambiente e de Serviços Públicos participaram de uma reunião do Programa de Educação Ambiental do Porto.

Na ocasião, foi reforçada a importância da zeladoria pública, realizada pela SESEP, e esse novo projeto de ecobarreira fixa, idealizado pela SEMAM em parceria com a SESEP, a Associação de Pescadores e Comunidade Tradicional da Baía do Araçá (Apeco Araçá), GT Araçá e Elementos do Porto.

O então secretário de Serviços Públicos, Pedro Paulo, chegou a destacar a importância de haver uma maior conscientização e educação ambiental. “A interação entre a sociedade civil pública, referente a essa questão ambiental, é de suma importância. Também precisamos tratar um pouco mais da educação ambiental, principalmente quando se trata de gestão de resíduos sólidos”.

#PraTodosVerem - servidores trabalham no córrego para a instalação da barreira fixa. Fim da descrição.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.