As mulheres atendidas Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) Mirim tiveram uma manhã especial nesta sexta-feira (7). As profissionais da unidade promoveram um dia de autocuidado para as pacientes com diversos atrativos. A ação faz parte do Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março.
As participantes receberam massagem e realizaram uma sessão de escalda-pés. E em um ato para proporcionar maior autoestima para as pacientes, elas tiveram suas unhas pintadas. Tudo gratuito e oferecido de forma voluntária pela equipe do Caps.
A atividade foi complementada pelas profissionais do setor de Prevenção em Saúde Bucal, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, que ofertaram uma palestra sobre a importância do cuidado com os dentes. Também foi entregue uma escova a cada participante. A equipe fez ainda uma análise da saúde bucal das pacientes para encaminhamento às Unidades de Saúde da Família (Usafas) daquelas que apresentaram necessidade de tratamento odontológico.
O Caps II Mirim está localizado na Rua Nossa Senhora da Conceição, 400 – Bairro Mirim.
Atendimento psicossocial –Praia Grande possui uma rede psicossocial completa para atendimento em saúde mental. São dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps II) Boqueirão e Mirim, dividindo a Cidade em duas regiões, o Caps Infantil (Caps-i) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) 24 horas. Os locais contam com médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem.
As Unidades de Saúde da Família (Usafas) também são importantes neste processo de atendimento. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou uma série de treinamentos com os profissionais dessas unidades para que estes locais pudessem atender casos de menor gravidade.
Além disso, as unidades contam com o suporte da equipe do eMulti e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, por meio de psicólogos, assistentes sociais e residentes que acolhem os pacientes e realizam ações como a terapia comunitária integrativa. A partir de rodas de conversa, os indivíduos são ouvidos e recebem apoio dos profissionais e da comunidade.