Em celebração ao Dia Mundial do Rim, festejado nesta quinta-feira (13), a Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG), referência em nefrologia na Baixada Santista, realizou um encontro de sensibilização para reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das doenças renais. Em 2025, a campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia foca na importância da realização do exame de creatinina para verificar se os rins estão funcionando normalmente.
Os funcionários da Nefro-PG utilizaram a camisa da campanha com a mensagem de 2025: “Seus rins estão ok? Faça exame de creatinina para saber”. O secretário de Saúde Pública do Município, José Isaías Costa Lima, participou da atividade e reforçou a importância da iniciativa. “É um momento de sensibilização para alertar a comunidade em relação à necessidade de estar atento também à saúde renal. Então, as pessoas podem procurar as Unidades de Saúde da Família para conversar com a sua equipe, que vai fazer uma avaliação de sua saúde e indicar os exames necessários”.
O diretor técnico do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, Amer Khatib, destacou a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce também em relação aos rins. “Trata-se de uma doença silenciosa e que às vezes quando se descobre já está em uma fase de muito comprometimento, por isso, a prevenção, com exames regulares e o acompanhamento com o médico de saúde da família nas Usafas é primordial”.
A médica nefrologista da Nefro-PG, Michelle Folgoso, explica que é comum o desgaste dos rins ao longo da vida. Por isso, é importante ficar atento, especialmente determinados públicos que já têm a propensão de ter algum problema renal. “A partir da metade da vida a gente já tem uma perda significativa de filtros, então, a função renal tende a ser diminuída nos idosos. Pacientes com hipertensão, diabetes, que fazem uso crônico de anti-inflamatórios, pacientes reumáticos são a grande população de risco, mas a doença renal pode acometer o rim de pessoas de todas as faixas etárias”.
Portanto, caso o paciente perceba inchaço, fadiga, infecções frequentes na urina ou alterações ao urinar, ele deve procurar a Usafa onde está cadastrado. As unidades são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município. O paciente será avaliado pela equipe e direcionado para o atendimento mais adequado diante da sua necessidade.
Serviço –A Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG) é referência em nefrologia na Região. O equipamento atende pessoas de Praia Grande e também de municípios vizinhos, totalizando cerca de 180 pacientes. O seu acesso demanda encaminhamento de especialista e a hemodiálise do local é regulada pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) do Governo do Estado.
A Nefro-PG conta com uma equipe altamente capacitada e titulada, com a formatação multidisciplinar composta por médicos nefrologistas (adulto e pediátrico), enfermagem, psicologia, nutrição e assistência social. Além das sessões de hemodiálise, a Nefro-PG realiza atendimentos ambulatoriais, coletas laboratoriais e outros serviços para os pacientes que frequentam a unidade. Localizada na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.397, Bairro Boqueirão, a unidade é gerenciada pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), que também é gestora de todo o Complexo Hospitalar Irmã Dulce.