Um grupo de intérpretes de Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, visitou a Secretaria da Diversidade e Inclusão de Praia Grande (Sedi) nesta semana. Os profissionais foram agradecer ao apoio da secretária Vera Benício, uma das grandes incentivadoras do trabalho deles nos últimos tempos. Os profissionais atuaram na tradução simultânea nos shows do Estação Verão e nas arenas da orla da praia.
Atualmente, Praia Grande é considerada referência quando o assunto é acessibilidade aos surdos. O Município disponibiliza uma central de Libras para que as unidades realizem o atendimento a pessoas com deficiência auditiva. Os servidores que trabalham com o público podem acessar a central a partir de um computador ou celular, e do outro lado um tradutor de Libras atende em tempo real.
O grupo que visitou a Sedi atuou nas seis arenas da praia e no kartódromo, transmitindo aos as letras das músicas e as falas dos artistas no palco. Assim como nas arenas, repassando os recados e instruções de quem estava no palco. No total, 30 intérpretes trabalharam nos eventos.
Segundo a representante do grupo, Brenda Caroline Pepe, a visita à Vera teve um motivo especial. “Ela abriu as portas para que a acessibilidade fosse praticada com mais força na Cidade, é uma forma de agradecer por esse apoio. Esse é um avanço absurdo no quesito acessibilidade. É muito bonito ver a quantidade de surdos nesses lugares, pessoas de várias regiões do Brasil se divertindo em Praia Grande”.
Para Vera o reconhecimento é emocionante, já que há muito tempo ela defende e trabalha em prol da comunidade surda. “Esse foi um trabalho que iniciei como parlamentar e agora, a frente desta secretaria, estou tendo a oportunidade de ampliar essas ações”.