Criar negócios diferenciados, proporcionar experiências personalizadas aos clientes e levá-los a momentos únicos são características que se destacam quando o assunto é conquistar e cativar o público. Exatamente para reforçar esse conceito e a sua importância, a Prefeitura de Praia Grande promoveu uma capacitação para os permissionários das três Feiras de Artesanato fixas do município (localizadas nos bairros Guilhermina, Ocian e Caiçara).
Promovido em parceria com o Sebrae e com as secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e de Assuntos Institucionais (Seai), o curso, realizado nesta quarta e quinta-feira (19 e 20) no Auditório Jornalista Roberto Marinho, ressaltou a criação de produtos ainda mais atrativos e as ferramentas disponíveis para auxiliar no impulsionamento dos negócios. Ao todo, os 133 permissionários das feiras fixas (entre artesãos e comerciantes de alimentos), estiveram presentes na qualificação – obrigatória para a renovação das licenças de trabalho.
A responsável por difundir esse conhecimento aos profissionais foi a consultora de negócios do Sebrae, Michele Divino. “Essas iniciativas são cruciais, principalmente para os setores de artesanato e gastronomia, que compõem os prestadores de serviços turísticos que atendem nossa região. Essa palestra vai muito de encontro ao resgate da identidade local. Quando eu dou ideia de pintar um pano de prato utilizando os atrativos e a história da cidade, por exemplo, é para ajudar os empreendedores a divulgarem mais onde estão, sem precisar entregar, necessariamente, um folheto. E para dar consciência a eles de que são gestores de negócios, mesmo sendo autônomos”, pontuou.
Quem também realçou as vantagens desse conhecimento foi o secretário de cultura e turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz. "A capacitação dos permissionários foi extremamente positiva. Eles puderam ter aprendizados em temas importantes, o que qualifica todo o setor de artesanato e gastronomia das feiras fixas. Essas ações trazem benefícios aos próprios comerciantes e também ao município, já que um turista bem recebido sempre retorna e indica Praia Grande como um possível destino aos amigos e familiares próximos".
Michele exaltou ainda a relevância da parceria com a Administração Municipal e com suas secretarias para o sucesso da ação. “A função do Sebrae não é só ajudar ao empreendedor, mas também fomentar políticas públicas para o segmento. Naturalmente, quando falamos sobre isso, os órgãos governamentais vêm junto com a gente: o que é essencial, porque não conseguimos realizar algumas ações sozinhos. Não conseguiríamos reunir essa quantidade de pessoas, por exemplo, sem o apoio da Prefeitura. Graças a ela chegamos a ainda mais pessoas”.
O secretário de assuntos institucionais da cidade, João Corrêa Neto, completou, salientando o quanto é fundamental fomentar este mercado: “principalmente pelo desenvolvimento econômico que traz para o nosso município, além de divulgá-lo para os moradores e turistas que o frequentam, que são os maiores consumidores desses produtos. No entanto, o primordial desses cursos que são ministrados aos artesãos e comerciantes é exatamente a capacitação, fazendo com que o serviço que eles prestam seja cada vez melhor. Isso vai aumentando e fomentando esse tipo de comércio. Fico feliz em participar pela primeira vez dessa iniciativa da Sectur, em parceria com a Seai e o Sebrae”.